Formas de reduzir a utilização de plástico

Olá pessoal, hoje trago um post com um tema muito importante, e ele é bem genérico, atinge a todas as pessoas, então, compartilha ele com os amigos, com a família, por amor ao meio ambiente.
Ultimamente tenho pensado muito sobre todos os temas que envolvem a natureza, que é a nossa ESSÊNCIA.

Primeiro que a nossa utilização de plástico deveria (e ainda vai ser) zero, eu quero, e posso, e você também pode, parar de usar plástico, algo que fica no nosso planeta, nos nossos oceanos por mais anos do que você imagina. É tão triste.

As ideias que trago aqui são simples, que estou aplicando na minha vida:

Não usar copos, pratos, talheres, canudos, guardanapo descartáveis: vamos ter o nosso próprio kit a mão, no trabalho tenho os meus itens, na bolsa um canudo que não é descartável, uma garrafinha para encher de água que não é descartável, vai fazer um lanche? Tenha o seu guardanapo (depois é só lavar), o seu copo... Pode parecer exagero, mas exagero é a quantidade de lixo que geramos todos os dias, é muita coisa gente, já parou para pensar?

Comprar utensílios que não sejam de plástico: Tanto nas coisas de cozinha como nos objetos, vamos substituir por vidro por exemplo, além do que, o plástico quando aquecido libera substâncias tóxicas, que a longo prazo fazem mau a saúde.

Ter uma Ecobag: sacola de tecido, para ir ao mercado, é essencial, muito mais ecológica.

Cotonetes: Tem uma imagem muito triste de um cotonete no mar e um cavalo marinho, aquilo me chocou, e encontrei outra opção, cotonetes com a haste em papel, ajuda imensamente na redução do impacto ambiental.

Alimentos a granel: É  uma excelente forma na redução de sacos de plástico. Podemos utilizar sacos de pano ou reutilizar os sacos de plástico adquiridos em outras compras, reduzindo, assim, também o consumo de alimentos embalados.


São coisas tão pequenas, tão simples, que fazem uma diferença tão grande, eu aqui e você aí, podemos melhorar as coisas, ou pelo menos, não contribuir para a degradação do meio ambiente.
Compartilha com as pessoas a sua volta essas ideias, me conta o que você achou, se tiver mais alguma sugestão vai ser muito bem vinda!

Beijo 




Comentários

  1. Coisas tão simples que mudam completamente o meio ambiente. Obrigada pela partilha e por estares nesta luta.
    Um beijinho
    https://www.amariadomar.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário